Páginas

Azrael

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015.

Azrael é o nome do Arcanjo da Morte, em algumas tradições extra bíblicas. Ele também é o anjo da morte na teologia islâmica. Esse nome é a forma inglesa do nome árabe Azra'il ou Azra'eil, o nome tradicionalmente atribuído ao anjo da morte no Islã e no Sikhismo, bem como em algumas tradições hebraicas. O Alcorão nunca usa este nome, referindo-se a ele como Malak al-Maut (que se traduz diretamente como anjo da morte). Também é soletrado Izrail, Azrin, Izrael, Azriel, Azrail, Ezraeil, Azraille, Azryel ou Ozryel. O Chambers English dictionary usa a ortografia Azrael. O nome significa literalmente "Aquele à quem Deus ajuda".

Embora algumas fontes tenham especulado sobre uma conexão entre Azrael e o sacerdote Esdras, ele é geralmente descrito como um arcanjo, cuja longa história antecede a esta figura. Ao invés de simplesmente representar a morte personificada, Azrael é normalmente descrito em fontes islâmicas como subordinado à vontade de Deus. No ínicio da história cristã foi dito que Azrael subiu aos céus sem realmente morrer. Ele foi mencionado pelo herege Marcião nomeado como "Anjo da Lei". Ele é um dos 4 mais elevados anjos de Alá.


No misticismo judaico, ele é identificado como a personificação do mal, não necessariamente ou especificamente o próprio mal. Dependendo da perspectiva e preceitos de várias religiões em que ele é uma figura, Azrael pode ser retratada como residindo no terceiro céu.


Em uma de suas formas, ele tem quatro faces e quatro mil asas, e todo o seu corpo é constituído de olhos e línguas, cujo número corresponde ao número de pessoas que habitam a Terra. Ele será a última a morrer, gravar e apagar constantemente em um grande livro, os nomes dos homens no nascimento e óbito, respectivamente.


Os homens do Marrocos tinham o costume de raspar a cabeça, deixando um único tufo de cabelo em qualquer coroa, à esquerda ou à direita da cabeça, de modo que o anjo Azrael fosse capaz de "puxá-los para o céu no último dia."


Azrael, tanto como um personagem ou um mais conceito abstrato, tem sido adotado por diversos artistas, músicos, poetas e autores ao longo dos séculos para se expressar ou evocar uma variedade de diferentes significados e emoções no leitor - muitas vezes aproveitando a ressonância cultural do seu nome para o efeito.

0 comentários:

Postar um comentário