Páginas

O Poço do Dinheiro da Oak Island

sexta-feira, 8 de maio de 2015.

No Canadá existe uma ilha, Oak Island, onde existem mistérios que persistem por anos, desafiando os caçadores de tesouros. Lá, encontram um poço repleto de armadilhas que acreditam estar repousando no fundo algum tesouro sensacional...

Lá no final tem um vídeo onde falo sobre o assunto :)

Depois de muito estudar para fazer essa matéria, cheguei a uma simples conclusão: alguma coisa muito, mas muito incrível deve estar escondida em Oak Island. A engenharia usada para proteger o que quer que esteja enterrado lá é sensacional e até hoje se mostra insuperável para os caçadores de tesouros, mesmo com a mais moderna tecnologia existente. Venha conhecer a incrível história da Oak Island...

Oak Island é uma ilha, aliás bem pequena, com apenas 57 ha (0,57 km²) de área no Condado de Lunenburg, na parte sul da Nova Escócia, Canadá. Ela seria só mais uma das milhares de ilhas do mundo se não fosse a descoberta em 1795 de um estranho poço.



O Início de Tudo: Os McGinnis

No verão de 1795, Daniel McGinnis, ainda adolescente, perambulava na ilha de Oak Island, quando cruzou com uma curiosa depressão circular no solo - essa é a versão clássica, mas para muitos ocorreu algo sobrenatural; de seu barco eles avistaram foram 3 luzes verdes no meio das árvores que eles seguiram e os levaram até o local que ficou conhecido como poço do dinheiro.

Nessa depressão circular, estava uma árvore e em um de seus galhos encontrava-se dependurada uma polia de navio. Tendo ouvido falar dos contos de piratas naquela região, decidiu voltar para casa e retornar para investigar o buraco.

Nos muitos dias que se seguiram, McGinnis, com seus amigos John Smith e Anthony Vaughan, trabalharam no buraco, cavando o mesmo, e começaram a fazer surpreendentes descobertas. Primeiro encontraram uma camada de cascalho cobrindo o poço e 3 metros abaixo encontraram uma camada de tábuas de carvalho (madeira típica da Europa). Continuaram cavando até a profundidade de 9 metros, sempre encontrado a cada 3 metros uma camada de tábuas de carvalho. Não podendo continuar sozinhos, voltam para casa, mas com planos de retornar suas escavações.

Levou-se 8 anos para que os três descobridores retornassem, mas eles retornaram com a The Oslow Company, fundada com o propósito da busca. Começaram novamente a escavar, e rapidamente voltaram aos 9 metros no qual alcançaram oito anos atrás.

Continuaram descendo para 27 metros encontrando uma camada de cascalho a cada intervalo de 3 metros. Mesmo com as camadas, aos 12 metros uma camada de carvão foi encontrada. Aos 15 metros uma camada de piche, e a 18 metros uma camada de fibras de coco.



Pedra escrita encontrada a 27 metros
Nada demais, até que chegaram a 27 metros escavados e encontraram uma pedra com inscrições em um alfabeto misterioso. Uma das possíveis traduções seria: "Quarenta pés abaixo, dois milhões estão enterrados". Era tudo que os caçadores de tesouros queriam: dinheiro!!!! Atualmente, estudiosos acreditam que a decodificação está incorreta, pois era muito simples, e que ela conteria a chave para desativar as armadilhas de água dos buracos. A pedra desapareceu misteriosamente em 1919 e nenhum decalque tenha foi feito, somente uma ilustração em uma revista.

Continuaram a escavar e então algo trágico aconteceu: a água começou a inundar o poço. No dia seguinte o poço estava cheio até o nível de 10 metros. Tentaram bombear a água, mas não adiantava nada... Então cavaram um poço 30 metros mais abaixo, que também foi inundado pela água.

A The Oslow Company acabou descobrindo sem querer uma armadilha quando rompeu um canal de água de 152 metros, que fora cavado perto da Smith Cove (leia abaixo) pelos construtores do poço. Tão rápido a água era bombeada, o buraco era novamente preenchido pelo mar. Quem fez o poço queria manter o seu conteúdo em segredo, pois o sistema hidráulico era engenhoso.

A busca foi abandonada por 45 anos.



O Poço do Dinheiro com a placa explicativa, retirada em 2010.




Placa que ficava na frente do poço do dinheiro


Novas Tentativas



Esquema do poço do dinheiro
Depois de um hiato de 45 anos, novos caçadores de tesouros voltam a ilha para tentar encontrar o tesouro. A figura ao lado mostra o que foi encontrado no poço do dinheiro conforme foram escavando. Listo abaixo as companhias e descobertas mais famosas feitas por elas.

The Truro Company: Inicio a busca em 1849. Rapidamente cavaram 26 metros somente para ser inundado. Então resolveram usar uma broca para ver o que havia abaixo. Os resultados foram encorajadores.

Aos 29 metros a broca atravessou uma plataforma abetos. Então encontraram 14cm de cascalho e 77cm de algo caracterizado como "pedaços de metal". Depois, 2 metros de carvalho, mais 77cm de cascalho, 14cm de carvalho e outra camada de abetos. A conclusão foi logo tirada: teriam perfurado 2 urnas cheias de moedas. Quando puxaram a broca, encontraram pedaços de carvalho e cascas do que parecia ser de coco.

Numa das perfurações, três elos de ouro foram trazidos pela broca.

Descoberto que os idealizadores do poço criaram um sistema de drenagem assemelhando-se com dedos da mão. Cada dedo era um canal cavado no barro abaixo da praia alinhando as rochas. O canal no qual preencheram com muitos centímetros de plantas marinha, e depois muitos centímetros de fibras de coco (no Canadá não tem coqueiro! O coqueiro mais próximo fica a 2.500 quilômetros de distância na ilha da Bermuda...). O efeito disso é um sistema de filtragem que mantinham os canais limpos de areia enquanto a água podia passar por elas. Os dedos se encontravam no "Poço do Dinheiro" a 152 metros de distância. Mais tarde, investigações mostraram que os canais subterrâneos encontravam o "Poço do Dinheiro" entre a profundidade de 33 metros.

Agora ficou simples! Basta Represar o Smiths Cove e cavar o "tesouro". Sua primeira tentativa foi construir uma represa fora da praia no Smith's Cove, drenar a água, e depois desmantelar os canais de drenagem. Infelizmente uma tempestade destruiu a represa antes de estar pronta.

The Oak Island Association: Iniciou as atividades em 1861 Primeiro, limparam o "Poço do Dinheiro" até 26 metros. Depois, fizeram um novo buraco a leste do poço com o intuito de interceder o canal do mar. Um novo buraco foi cavado 36 metros sem tocar em nenhum dos canais do mar e depois abandonado.

Um segundo buraco foi feito, a oeste e a 36 metros de profundidade. Eles então queriam fazer um túnel sobre o "Poço do Dinheiro". Mais uma vez a água começou a entrar no poço, bem como no "Poço do Dinheiro". Logo após um verdadeiro desastre: o fundo do poço caiu!

Esse desastre comprovaria que havia alguma saliência no fundo da ilha, e encorajou os caçadores futuros.




Tábuas de carvalho foram encontradas no poco do dinheiro


Oak Island Treasure Company: Iniciou em 1893 com um homem chamado Fred Blair, juntamente com seu grupo. Sua primeira tarefa foi investigar os "poços internos".

Descobertos em 1878, a aproximadamente 106 metros a leste do Poço do Dinheiro, os "poços internos" aparentam ser buracos escavados pelos idealizadores do Poço do Dinheiro. Talvez buracos de ventilação para a escavação do túnel de inundação, aparentemente interceptando ou passando perto ao túnel de inundação. Em 1897, limparam o Poço do Dinheiro até 33 metros, por onde viram a entrada do túnel de inundação, temporariamente fechado com rochas. Porém, a água encontrou seu caminho e inundou o poço de novo.

Tentaram represar a água da Smith's Cove, dinamitando o túnel de inundação. Cinco cargas foram ajustadas em buracos perfurados perto do túnel de inundação. Não funcionou: a água jorrou mais forte do que nunca! Ao mesmo tempo, uma nova amostra foi perfurada com uma sonda no próprio poço. Os resultados foram surpreendentes.

A 38 metros, bateram em madeira e, depois, em ferro. Esse material é provavelmente parte do material que caiu do poço quando ele se rompeu. Em outras perfurações foi encontrada madeira, porém o ferro já não era mais encontrado.

Entre 39 e 46 metros e também 48 e 52 metros uma argila azul foi encontrada, que consistia de barro, areia e argila. Esta argila poderia ser usada para formar uma vedação como o piche que foi encontrado no nível de 15 metros.

A maioria dos achados foi no hiato entre a camada de piche e a superfície. Um domo de concreto foi descoberto. O domo era de 2 metros de altura e 24cm de espessura. Dentro do domo a sonda encontrou madeira, e após muitos centímetros, uma substância desconhecida. Depois uma camada mole de metal foi encontrada.

Quando a sonda foi trazida outra peça foi unida ao quebra-cabeça: Fora encontrado um pedaço de pele de carneiro curtido com as letras "VI";"UI" ou "WI". Do que o pedaço de pele faz parte, deram as teorias sobre os manuscritos originais de Shakespeare.

Tentaram perfurar mais buracos com intenção de resgatar o domo de cimento. Mas todos falharam com a inundação.

Em maio de 1899, ainda uma nova e radiante descoberta foi feita: havia um segundo túnel de inundação! Este era localizado na "South Sore Cove" (cova da Margem Sul). Isso fortaleceu a idéia de que algo foi enterrado ali embaixo e quem enterrou não queria que ninguém chegasse perto do tesouro.

Blair e The Oak Island Treasure Company continuaram cavando novos buracos, perfurando e achando mais amostras, mas nenhum progresso foi feito e nenhuma informação obtida.


Triton Alliance: Daniel Blankenship começou suas buscas em 1965 e em 1970 fundou a Triton Alliance. Para fugir das armadilhas do "Poço do Dinheiro", escavou um poço com 72 metros de profundidade a mão, chamado de Borehole 10-X, ou simplesmente 10X.


Com a ajuda de seu filho Dave Blankenship e outro caçador de tesouros local, Dan Hanski, eles cobriram o buraco de 2 metros com tubos de aço de tanques antigos da ferrovia.


O túnel 10x afundou e Dan abandonou o projeto quando ficou sem dinheiro.


Antes, ele gravou um enigmático vídeo do que havia lá embaixo. Ele conseguiu ver vigas de madeira, ferramentas antigas, túneis e o que parecia serem baús de tesouro. Em outro mergulho, afirma ter visto um corpo preservado pelas águas frias.


Existe uma conexão entra os 10x e o poço do dinheiro. Se enviam água em um, bolhas saem no outro. e são os únicos que tem água salgada sobre água doce, algo bastante incomum.


Em 2 de Janeiro de 2006, após 40 anos de sonhos frustrados, Dan Blankenship decidem fechar seus negócios e colocaram a ilha à venda.



Poço 10x





Esquema mostrando a ligação do poço 10x com o poço do dinheiro.
Investigações Modernas


Em 2007 os irmãos Rick e Martin Lagine compraram a maior parte das ações da empresa que possui o controle de Oak Island, tornando-se donos do local. Durante anos eles investigaram as histórias e reuniram as muitas licenças necessárias para explorar o local.


Em fevereiro de 2013 começaram sua saga na busca, que foi toda registrada pelo History Channel na série chamada "A Maldição de Oak Island".

Os irmãos contam com a ajuda de Dan e Dave Blankenship, os que cavaram o lendário 10x. ambos moram na ilha. Dan tem 90 anos e fica em sua casa e seu filho Dave teve um derrame, mas nada que o impedisse de ajudar nas buscas.


Marty Lagina é proprietário de uma empresa de energia e mexe com petróleo e gás - tem pouquinho dinheiro sabe - e assim pode arriscar milhões na busca pelo tesouro. Mas antes de perfurar o poço do dinheiro, ele quer provas de que existe algo valioso no local, e o documentário mostra a busca deles em locais adjacentes ao poço do dinheiro, como o 10x, Smith's Cove e o Pântano.



Os atuais donos da ilha, os irmãos Lagina


Locais Especial de Oak Island




Esquema mostrando a enseada Smith
Smith Cove: Fica a 152 metros e não parece grande coisa, até se descobrir que foi feito pelo homem! Mas por quê? Uma teoria amplamente aceita é que 5 drenos de pedra, como dedos de uma mão foram construídos séculos atrás. Drenos que forneciam água do oceano para as armadilhas que inundaram o poço do dinheiro e mais tarde o 10x.


Quem os construiu? Ninguém sabe. Recentemente, em 2013, os novos donos do local encontraram um intrigante presa de madeira saindo da água. Seria ela uma armadilha para perfurar os barcos de quem se aproximasse do local?


Para descobrir de onde vem a água que inundou os poços, em 1898 um caçador de tesouros derramou tinta vermelha dentro do buraco e depois bombeou água nele. Para seu espanto, começou a vazar em Smith Cove e em outros locais no lado sul da ilha. Isso provou que não havia somente um, mas dois poços de armadilhas separados, impedindo o acesso ao que quer que exista no interior do poço.


Esses drenos estavam cobertos por fibra de coco - que antigamente foi usada por muitos anos para estabilizar cargas em navios. Neste caso ela atuou como um filtro, para impedir que os drenos entupissem. Só um problema. Os coqueiros mais próximos estão a mais de 2.500 quilômetros de distância, na ilha da Bermuda!


Testes feitos em laboratório confirmaram que a fibra de coco está datada entre 1.400 a 1.600 d.C.





Borehole 10-X: Poço cavado por Daniel Blankenship com de 2 metros de diâmetro e 72 de profundidade, revestido com tubos de aço de tanques antigos da ferrovia. Fica a 55 metros do "Poço do Dinheiro" e é ligado a ele. Antes de desabar, Daniel mergulhou até o fundo e fez uma filmagem que segundo ele revela ferramentas, caixas e um corpo humano.



O 10x fica a 55 metros do Poço do Dinheiro




Em 2013 foi feita uma drenagem do poço 10x. A esquerda o poço do dinheiro.


Detalhe do 10X
A Cruz de Fred Nolan: Em 1981 esse caçador de tesouros morador de Oak Island, notou 5 grandes pedras em formato de cone em sua propriedade. Depois de medir a distância entre elas descobriu que formavam um cruz perfeita de 219 por 264 metros. No cruzamento dos braços da cruz, Nolan desenterrou uma sexta grande pedra com um rosto humano esculpido nela. Acredita-se que a própria cruz é uma pista, uma das muitas que sugerem que o que está enterrado em Oak Island poderia ser um artefato religioso inestimável.




Cruz encontrada pelo explorador Fred Nolan




Rochas em forma de cone encontradas na extremidades






Cabeça desenterrada na junção das linhas da cruz
O Pântano: Existe um pântano em Oak Island que muitos exploradores acreditam ter algo estranho nele, como tábuas no fundo. Os novos proprietários, os irmãos Lagina, tentaram drená-lo, mas não conseguiram. Então levaram um moderna sonda para detectar metais e ela detectou uma quantidade considerável de metais não ferrosos. Na hora de ir resgatá-los, não havia simplesmente nada! Uma teoria diz que existe uma caixa misteriosa enterrada nesse pântano.



Esquema mostrando o pântano



O pântano visto do céu. Parece um triângulo. Ligação com maçonaria?






Monumento erguido por Dan Blankenship
A Maldição de Oak Island


As Mortes: Existe uma lenda que diz: "Sete devem morrer antes do segredo ser revelado". Seis vidas já foram ceifadas desde que o poço foi descoberta em 1795:


- 1861: um caçador morreu enquanto tentava tirar a água do oceano do poço usando um motor a vapor, foi escaldado até a morte em um acidente bizarro
- 1897: Caçador Kaiser caiu para a morte dentro do poço
- 17/08/1965: Quatro exploradores morreram enquanto cavam poços envenenados pelo gás mortal H2S. Foram: Robert R. Restall Sr., Robert K. Restall Jr., Cyril Hiltz e Carl Craesre. Perto do local, Dan Blankenship ergueu um monumento em homenagem a eles. Restall Descobriram um túnel em espiral no fundo do poço do dinheiro, que ia para baixo, a cerca de 31 metros abaixo da superfície da ilha,


Ilha Assombrada: Além da lenda, muitos acreditam que a ilha é assombrada. Aliás, a descoberta do "poço do dinheiro" parece ter sido de forma sobrenatural. Em uma noite de 1795, Daniel McGuinnis, de 18 anos, avistou 3 luzes verdes estranhas que eventualmente os atraiu, com seus 2 amigos, para a área onde eles descobriram o poço do dinheiro.


Outro caso estranho é contado por Dan Henskee, que está a 50 procurando o tesouro e conta que uma vez, enquanto ajudava os Blankenship a cavar o poço 10x, muitas vezes se queixou de estar tendo uma série de pesadelos que quase o mataram de medo. Em 1973 aconteceu uma coisa muito estranho com ele e envolveu o que parecia ser possessão pelo espírito de alguém morto a muito tempo, talvez um padre. Ele sentiu que o padre teve a garganta cortada, caiu e sentiu a morte dessa pessoa.


Lenda de piratas matando uma pessoa de uma forma que seu espírito protegeria o tesouro rondam o local.


O que está escondido em Oak Island?

O que será de tão importante que está escondido em Oak Island? Muitas teorias surgiram ao longo das décadas como:

- Tesouro dos piratas Barba Negra ou Capitão Kidd. Duvido que os piratas fossem tão inteligentes...

- Esconder os Tesouros da Fortaleza de Louisbourg. O poço foi criado por engenheiros franceses.

- Esconder as jóias da Maria Antonieta. Não procede muito, as é uma das teorias

- A Arca da Aliança para muitos, um projeto tão elaborado desse seria para esconder o objeto mais sagrado do cristianismo judaico, que contem os 10 mandamentos de Deus


- Ligação com as Obras de William Shakespeare e tesouros Templários: Alguns acreditam que o poço é somente uma ardil, uma distração para as pessoas acharem que tinha algo lá, mas na realidade o tesouro está é no fundo do pântano.


O norueguês Petter Amundsen fez um documentário chamado "Shakespeare: The Hidden Truth" e foi convidado pelos irmão Lagina para expor sua teoria. Ele foi até Oak Island e a sintetizou dizendo que a primeira coleção impressa das obras de William Shakespeare em 1623 foi financiada e supervisionada pelo amigo íntimo do autor, Sir. Francis Beacon - um cientista, explorador e aventureiro, que muitos acreditavam também ser o lider dos Rosas Cruzes, um grupo secreto de intelectuais com fortes ligações com os templários.


Peter e um expert em Shakespeare analisaram essa primeira versão da obra e encontraram inúmeras pistas, como letras estranhamente maiúsculas, palavras com erros ortográficos, espaçamentos incomuns e até páginas numeradas erradas.


Esse erros levaram ao que Petter acredita ser um mapa do tesouro celestial. Os "erros" levariam a uma série de constelações e uma delas seria Cignus (Cisne - a cruz do norte), que foi usada para representar o próprio Shakespeare.


Usando um mapa global e correlacionando as estrelas, ela vê que a cruz do cisne esta diretamente acima de Oak Island, especificamente na área da ilha conhecida como Cruz de Nolan.



Cruz de Nolan está diretamente relacionada a constelação de Cisne




Na verdade não é uma cruz, mas sim uma Árvore da Vida! Ela é composta por 10 pontos, os Sephiroth. Esse simbolo foi adotado pelo templários e mais tarde pelos rosa-cruzes e até mesmo os maçons.


Cada pedra a árvore da vida está representada em Oak Island e ele diz que a pedra da "Misericórdia" é mais importante e que ela está bem no pântano. Porque essa pedra? Na última parte de "A Tempestade" ele diz ao público para perfurar a misericórdia.



Esquema mostrando que a cruz de Nolan na verdade é a Árvore da Vida


A teoria também diz o que está escondido em Oak Island. Diz que vários ítens foram guardados, livros e especialmente um candelabro: o Menorá do Templo de Salomão saqueado em 70 a.C. - o símbolo máximo da fé hebraíca!


Que teoria heim! Os irmãos Lagina então decidem testar a teoria de Petter e vão em busca de pedras adicionais que existe na cruz da vida. Eles tentam localizar a pedra chamada "Reino". Não é que a encontraram? Isso fez os irmãos irem atrás da pedra "Misericórdia". Primeiro enviam um sonar moderno, que detectou muitos metais. Com base dessa informação e com brilhos nos olhos, contratam um mergulhador, já que a drenagem não deu certo e o que ele encontra? Só uma moeda espanhola: uma mervada. O metal detectado anteriormente simplesmente desapareceu!



Peter Amundsen e Marty Lagini desenterrando a pedra representado o "Reino" na árvore da vida




Mervada espanhola encontrada por mergulhador no pântano


Tudo isso foi mostrado na 1ª temporada da série "A Maldição de Oak Island". Em novembro de 2014 começa a ser exibido no EUA a 2ª temporada. O que será que os irmãos Lagina vão encontrar? 

                   
                                                                                                                                                       FONTE




.

0 comentários:

Postar um comentário