Páginas

Náiades

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015.


As Náiades são as ninfas da Água Doce, que, tal como as sereias, possuem uma linda voz, e, além do controle sobre a água elas tinham o dom da cura e da profecia.
Como todas as outras ninfas, as náiades representavam de muitas maneiras os símbolos sexuais femininos do mundo antigo.
Entretanto, ao mesmo tempo que elas seduziam muitos indivíduos, elas eram seduzidas por alguém.
Esse nome, "Náiade," provém do verbo, em grego, "nân", que significa "correr" ou "escorrer".Quanto ao surgimento destas, não se sabe ao certo, quem são os pais das mesmas.
Homero, na Ilíada, descreveu-as como sendo filhas de Zeus.Já outros, consideram a possibilidade de serem filhas de Oceano, ou de Poseidon.
Elas habitam vários locais, como por exemplo, rios, fontes, nascentes, lagos, lagoas, poços, pântanos, ou até mesmo as cachoeiras e, são classificadas de acordo com os mesmos:

Crinéias; são as ninfas náiades que habitam as fontes.
Limneidas(ou Limnátides); são as ninfas náiades que habitam os lagos.
Pegéias; são as ninfas náiades que habitam as nascentes.
Potânides, são as ninfas náiades que habitam os rios.
Eleionomae; são as ninfas náiades que habitam os pântanos.
Todo curso d'água tem uma delas como protetora.
As Pegéias tinham suas distintas fontes naturais, e, as Crinéias, que presidiam nas fontes das cidades, foram as maioria comumente mais adoradas, e, individualizadas das outras ninfas.
Aquelas que possuíam suas águas com alguma propriedade especial(ou que se julga ter alguma dessas), tinham muitas vezes, cultos próprios e santuários em suas respectivas homenagens.
Exemplos disso incluem, as Anigrides de Elis, porque, acreditava-se que, suas as águas serviriam para curar as doenças e enfermidades, mas, além disso, também haviam as ninfas náiades Helikon e Delphoi, as quais, acreditava-se que suas águas eram destinadas a dar inspiração poética e profética, respectivamente.
As Náiades eram objetos de arcaicos cultos locais, sendo essenciais, até mesmo para os humanos.Meninos e meninos iam à uma cerimônia, na qual, dedicavam seus bloqueios infantis para a náiade da primavera.Em locais como Lerna, o ritual de limpeza da água foi garantido graças às propriedades mágicas medicinais.
As Náiades tiveram seus amores, podendo ser humano ou não, mas o final, nem sempre é feliz, porque, às vezes pode ser sofrido. A Náiade Nomia, apaixonou-se por um belo pastor chamado Daphnis e, mesmo assim, não conseguiu fazer, nem aquilo que era suficiente para ele.Desta forma, ele recompensar seu amor com infidelidade e a ninfa, devolveu-lhe sua inconstância.
Algumas das Náiades casaram-se com reis e, isso melhorou muito a genealogia das famílias reais do mito.Outras Náiades, tal como, as lindas filhas de Asopos, eram amadas pelos deuses.Elas muitas vezes deram seus nomes às cidade, e, às ilhas e, como tal, foram consideradas deusas protetoras dos abastecimentos de água da comunidade onde vivem, podendo ser apenas uma nascente, um fluxo de uma fonte, ou, simplesmente, uma fonte.
Dizem que, as Náiades, apesar desta visão protetora, também eram perigosas e muitas vezes eram conhecidas por serem ciumentas, em relação aos homens.Conta-se que Hylas (um amigo de Hércules), perdeu-se porque, as ninfas o haviam seduzido e, assim, levado o mesmo embora, pois, elas estavam muito fascinadas, com a beleza do rapaz.
As náiades, juntamente com a deusa Ártemis, eram consideradas como enfermeiras para as meninas e moças, e, tinham como função, supervisionar a passagem segura das mesmas, para a vida adulta.
Da mesma forma, Apolo e os Deuses-Rio, eram considerados os padroeiros de meninos e de jovens rapazes.

0 comentários:

Postar um comentário